quarta-feira, 9 de junho de 2010

Joe Danger


Joe Danger é um jogo difícil de encaixar em um gênero específico, misturando corrida e plataforma em algo que só pode ser chamado de stunt’em up. A proposta é desafiar o jogador no papel de um motociclista decadente, mas destemido e pronto para executar os saltos mais perigosos imagináveis.

Quem conhece Trials HD (infelizmente, exclusivo da XBLA) é capaz de identificar melhor a jogabilidade de Joe Danger, e provavelmente vai amar este side-scrolling da Hello Games. Trata-se da primeira produção da companhia independente e seus quatro funcionários – que também são os fundadores.

Sean Murray, Ryan Doyle, David Ream e Grant Duncan são as mentes por trás do projeto. Esses nomes já apareceram na Criterion, EA, Climax, Zoe Mode, Sumo e Kujo. Algumas das obras em que eles já trabalharam: Burnout, MotoGP, Geometry Wars e Black.

O destemido Joe Danger ri da face da morte

O personagem principal do game é Joe Danger, um stuntman (diferente de dublê ) que após um grave acidente retorna aos shows sobre duas rodas, mesmo com os médicos dizendo que ele nunca mais deveria se arriscar novamente. Como seu sobrenome sugere – já que "danger" significa “perigo” em inglês –, o protagonista se sujeita ao risco extremo de quebrar todos os ossos do corpo a cada manobra que executa.

Aproximadamente uma centena de fases são oferecidas no game, sendo que qualquer uma pode ser "pulada" caso o jogador não deseje enfrentar certas tarefas – apenas o tutorial é obrigatório. Os tipos de corridas abrangem objetivos como coletar itens, ultrapassar a linha de chegada dentro do tempo limite, derrubar objetos, aterrissar em alvos e até derrotar os vilões da equipe Nasty Team – equivalentes a chefões.

Durante os percursos o jogador deve pular, abaixar-se e mudar de pista para evitar ser derrubado do veículo. A jogabilidade é bem dinâmica, requer reflexos rápidos para evitar as colisões e envolve raciocínio e lógica para solucionar alguns puzzles, além de habilidade para manobrar a moto – valendo até aproveitar a energia cinética nas quedas ao aterrissar com a roda traseira.

Para tornar a corrida mais interessante – e também indicar caminhos mais apropriados ou arriscados –, existem moedas espalhadas pelo cenário para serem recolhidas e acrescentarem pontos no seu desempenho. Outros coletáveis são o conjunto de letras "D,A,N,G,E e R" – como o famoso "K-O-N-G" de Donkey Kong – e estrelinhas azuis.

No final de cada fase, é possível adquirir três tipos troféus de acordo com a pontuação final, sendo que o melhor desempenho do jogador aparece em um ranking mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário